A cada ano que passa a vida em sociedade torna-se mais complexa, exigindo do homem maior preparo, capacidade física e mental para uma melhor atuação nos vários segmentos da vida.
As áreas de trabalho, cada vez mais exigentes e competitivas o levam à busca do aprimoramento e versatilidade. As relações sociais e familiares, também o ritmo acelerado de mudanças de conceitos e comportamentos, solicitam do ser humano mecanismos de adaptação, transformação constante e busca de vivências que melhor o situe no mundo. Ampliar conhecimentos, desenvolver a inteligência, a formação ética e a afetividade, foram bases das pesquisas do acadêmico suíço Jean Piaget.
É dessa forma que o colégio utiliza uma metodologia que propõe a participação do educando na construção do conhecimento, na resolução de problemas e na formação de atitudes conscientes.
Elementos Norteadores
Educacionais do Piaget
a) Princípios éticos, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum
b) Princípios políticos dos direitos e deveres, da cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática e da autonomia
c) Princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais
d) Respeito às manifestações particulares da infância como a necessidade de brincadeiras e o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à integração social e ao pensamento
No cotidiano escolar uma série de conceitos são trabalhados
Atividades de Matemática: visando o raciocínio-lógico e formação aritmética;
Atividades de Português: com ênfase na fala gramaticalmente correta, no desenvolvimento linguístico e habilidades de escrita;
Atividades de psicomotricidade: livre e dirigida, visando o desenvolvimento biopsicossocial;
Atividades de Ciências: visando o conhecimento biológico do mundo que a cerca;
Atividades de Educação Social: visando à formação sócioemocional.