Em seus 32 anos o Colégio Jean Piaget enfrentou o maior desafio de sua história
A pandemia de Coronavírus pegou todos de surpresa, mas a equipe enfrentou o problema e já domina as tecnologias de um ensino online de ponta. Conheça a história desses 32 anos
Em 2020 o Colégio Jean Piaget completou 32 anos em um momento em que sua direção, funcionários, alunos e seus familiares tiveram que enfrentar o desafio mais difícil de suas vidas: a pandemia do Coronavírus.
– Não foi simples nem fácil para ninguém, e ainda não está sendo – explica a diretora Sandra Jane. “Nós nos desdobramos para enfrentar esse novo tempo e com o apoio de toda nossa equipe, nossos alunos, suas mães e pais e demais familiares, nós conseguimos, hoje, ter um resultado satisfatório nesta reta final de ano letivo”, analisou a diretora Sandra Jane.
Mas para além do desafio de 2020 o Colégio Jean Piaget tem muito o que comemorar neste ano em que completou seus 32 anos de existência. A história dessas mais de três décadas é rica em acontecimentos que nos leva ao colégio, que hoje, é uma das mais importantes instituições de ensino de Angra dos Reis e está entre as melhores do estado do Rio de Janeiro e também do Brasil. “Nossos alunos têm educação compatível com as melhores instituições educacionais do país”. Lembra a diretora Sandra.
Todos os anos a diretora recorda de sua determinação em abrir uma escola que tivesse um viés reflexivo e humanista. As mesmas características da atual Base Nacional Curricular – BNCC, que foi sancionada em 2018, e que mesmo antes disso já eram os pilares da educação do colégio.
História
O colégio Jean Piaget é o resultado de uma conversa entre a diretora Sandra Jane Pinto e o seu pai, sobre o que representa a educação na vida das pessoas e na evolução de uma nação.
O pai, que também era professor, e o sociólogo Darci Ribeiro, com quem ela trabalhou na UFRJ, fizeram com que o ideal de educação se fortalecesse em sua vida e, assim, o Colégio Jean Piaget começou a se projetar.
O Início
Depois de decidido que a criação do colégio iria acontecer, iniciou-se o trabalho de saber como, onde e quando a ideia seria colocada em prática. Angra dos Reis foi escolhida por conta dos laços afetivos que Sandra já tinha com a cidade.
A primeira turma começou a funcionar na lavanderia do antigo clube Golfinho, no Balneário, em 1989.
A diretora conta que rodou em um mimeógrafo, 500 cartas, apresentando o Piaget e suas propostas, e saiu de bicicleta, distribuindo-as pelo centro da de Angra e pelos bairros Balneário e Parque das Palmeiras. O resultado inicial foi tímido, mas o suficiente para colocar lenha na fogueira de um sonho que hoje é uma realidade concreta.
18 anos construindo sua estabilidade
De 1989 até 2007, o trabalho de construção do que, hoje, é o Colégio Jean Piaget, foi intenso. Em 1996 foi comprada a sede própria. Foram 18 anos, construindo metodologia, agregando profissionais, expandido séries até o alcance de todos os níveis de ensino, ou seja: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. A partir de 2007 o colégio saiu do “vermelho”.
Agradecimentos
A diretora Sandra Jane agradece a participação e apoio de todos os professores, funcionários, alunos e seus familiares, na construção do colégio nesta trajetória de 32 anos, principalmente neste ano de 2020.
“Foi um ano completamente atípico para humanidade e aqui, no Sul do estado do Rio de janeiro, na cidade de Angra dos Reis, no colégio Jean Piaget, não foi diferente e eu agradeço, imensamente, a todos que junto com a gente vem atravessando este ano difícil que, não tenhamos dúvidas, superaremos”, declarou a diretora Sandra.
Texto e fotografias
Samuel Assunção / Assessor de Comunicação do Colégio Jean Piaget