Concursos de redação e de fotografia agitaram 2020
mesmo realizados à distância
As regras eram divulgadas nas salas virtuais e nos grupo de whatsapp das turmas. As ações ajudaram a deixar o ano leve e criativo e resultou em uma maior interação com os alunos
Dois concursos que se destacaram, entre outros que foram realizados em 2020 de forma virtual, foram os de fotografia e o de redação. No de fotografia os alunos foram orientados a fotografarem algo que tinha a ver com o seu dia-a-dia em casa. Eles podiam registrar, com seus celulares, de forma livre, o que lhes chamava atenção em casa. E Assim foi. As fotos que chegaram revelaram a sensibilidade dos alunos na hora de retratarem suas rotinas.
O primeiro lugar foi a foto que mostra o pôr do sol mais icônico da região da Costa Verde, que acontece atrás do Pico do Frade, a partir do Retiro, bairro de Angra dos Reis. Por do sol que pode ser visto de diversos pontos da costa. Como tema de quarentena foi interessante porque a imagem mostra uma visão deslumbrante, feita de dentro do quintal, como mostra a cerca e portãozinho na parte de baixo da foto. O mar com algumas marolas também transmite tranquilidade.
O segundo lugar foi uma Foto de quintal que mostra uma série de tons de cores verdes e cinzas, além de um enquadramento muito bem feito, centralizando o vaso de cactos.
E o terceiro lugar tem duas cores marcantes, o verde das folhas e o vermelho do esmalte e, ainda, o a delicadeza dada pela Joaninha, que também é um toque de esperança de que a vida prossegue e que devemos continuar contemplando o belo que nos é dado pela natureza. O concurso foi vencido pelas alunas Manu, Giovana e Sabrina.
No Concurso de Redação os alunos foram incentivados a escreverem sobre o chamado “novo Normal”. Dele, participaram as turmas do Segundo Ano do Ensino Médio. Bárbara Muniz conquistou o primeiro lugar, seguida da Giovanna Patrícia, que levou o segundo e de Isadora Luna, que ficou em terceiro. O concurso contemplou a discussão do momento: os efeitos do “novo normal” na sociedade. O objetivo maior foi fomentar a escrita genuína a partir de temas atuais e, claro, explorar o poder argumentativo dos jovens estudantes.
Para a realização do concurso, houve um breve debate, virtual, a fim de aumentar o repertório do aluno e foram confeccionados textos dissertativo-argumentativos, nos moldes do Enem.